domingo, 6 de julho de 2014

A Gravidez: 1º Trimestre


Quando eu peguei esse pauzinho do exame da farmácia lá em janeiro com um segundo risquinhos eu senti que minha vida nunca mais seria a mesma. Isso é bem clichê mas é real.

A gravidez é ao meu ver o período que Deus te dá para você preparar - se para o fato que em poucos meses você vai ter uma pessoa totalmente dependente de você para tudo!!!
Eu penso nestes post a meses, aliás estou escrevendo eles há um tempão, eu quero descrever da melhor forma tudo que passei, para dividir com vocês esse momento tão especial da minha vida, então vou dividir um pouco porque vai ficar enorme.

Eu descobri a gestação em janeiro, eu estava sem tomar remédio a quase 3 meses e em dezembro eu fiquei com menstruação atrasada por quase 15 dias, e eu tinha certeza que tinha dado certo, mas fiz um exame de farmácia e deu negativo, ai decepção total, mas foi bom serviu para desencanar.  Eu curti bem o mês e as festas, e continuei namorando bastante.
 Veio Janeiro e nada dos dias vermelhos, meu ciclo sempre foi bem reguladinho, era sempre de 28 ou 30 dias. O engraçado é que eu estava ansiosa, mas não muito, atrasou somente uns 5 dias e meu marido foi na farmácia e comprou o teste, eu fiz e voilà: positivo... eu fiquei feliz, comemorei com marido, ele me agradeceu e eu falei assim: "conta para sua mãe e eu vou contar para minha só ok?!" Ok #sqñ eu liguei para minha mãe e falei meio reticente porque queria fazer o de sangue para ter certeza, ela ficou super feliz e tal.
Isso foi em uma sexta, que é dia que meu marido tem duas horas de almoço, e quando chegou o almoço eu descobri que enquanto eu ficava com a boca fechada ele tinha contado para todo mundo O.o me bateu um desespero e se o teste estivesse errado?
Assim contei também no meu serviço, onde eu ainda estava em experiência, e foi tudo bem. Na semana seguinte fiz o de sangue e Reagente:
Alívio!!!!!

Agora uma pausa: apesar de ter sido mais que desejado e planejado esse bebê veio em um momento super hiper complicado na nossa vida, tinha acontecido um problema na família do meu marido (que não vem ao caso nem explicar) super complicado que causou muita dor de cabeça e brigas entre todos, e um grande ressentimento entre nós. Eu passei um bom tempo remoendo isso, foi só perto do quarto mês que passou. Des-pausa.


Meu primeiro trimestre foi um carrossel de emoções e de sensações.
Eu não tive enjoos de ficar do vaso todo dia (graças a Deus não ia aguentar), me lembro de ter vomitado duas vezes: uma quando comi um bolo que queria muito e outra quando estragou uma carne e fui coloca - la no lixo, mas náuseas eu tive bastante e uma sensibilidade a qualquer cheiro: perfume, cigarro, tempero, tudo enfim me deixavam de estomago embrulhado.
Desejo então nem se fala: o primeiro foi do frango com maionese que eu fiz e comi, depois do bolo :P e umas coisinha mais,
SONO me definia. Eu sentia sono o dia inteiro. acordava 6:30 para me arrumar e ir para serviço, vinha almoçar comia e dormia, chegava do serviço e dormia antes de fazer janta, acordava e ia dormir antes da 22 horas novamente. Por consequência disso acho que foi a minha dor de cabeça. Eu sentia muitaaa dor de cabeça, e comecei a perceber que quando eu dormia menos tipo mais tarde ou pulava o cochilo de meio dia ela vinha com toda força. A médica me passou paracetamol, mas só tomava mesmo quando não aguentava mais.
Senti cólicas intensa mesmo, também é normal mas me assustaram muito.
Eu que sou emotiva chorei muito no começo, tinha medo de não conseguir levar a gravidez a diante, fiquei chata e apegada, marido teve paciência de Jó.


Agora sobre pré - natal: eu não teno plano de saúde e nem condições de ter. É triste mas é a realidade, mas eu ainda tenho sorte: moro no interior aqui todo mundo se conhece e tal. Assim que peguei o exame de sangue fui marcar médico para começar o pré natal. DECEPÇÃO define essa primeira consulta: a médica nem me olhou, me passou um pedido de ultra e nenhum exame, não tirou nenhuma dúvida, NADA. Sai de lá super chateada. Liguei para meu marido chorando, ele também ficou super chateado. Passou mais uma semana e eu sentindo cólica e nervosa decidi ligar no postinho da vila: era terça e a atendente falou vem aqui amanhã é dia das grávidas, e eu fui: nossa quanta diferença a menina da recepção falou que ia ser com a enfermeira no primeiro dia, a enfermeira da família veio e uma querida, conversou comigo umas 2 horas, me pediu exames, solicitou ultra certinho, fez a triagem, calculou a DPP bateu o veredito de quantas semanas.

Sai de lá mais calma e me sentindo infinitamente melhor.

Fiz os exames e a ultra:

NOSSA, o que é ouvir o coração do bebe e vê - lo ali? Dá mais realidade a gravidez, a médica falou que era menino, mas ela fala isso para 100% do povo descobri depois. Meus exames deram ok, fiz os de urina duas vezes por suspeita de infecção. Mas posso dizer que o 3 primeiros meses são os mais tensos, pois o primeiro trimestre é o mais frágil do ponto de vista que podem acontecer abortos espontâneos e quando acaba aquele período você sente - se mais fortalecida.


 Aqui com 12 semanas de puro amor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário